Apresentação no VMware Forum 2014



Mais uma vez foi uma honra poder representar a EMC e fazer uma apresentação no VMware Forum desse ano. Foi também um desafio fazer essa apresentação para toda a plenária, logo na sequência do keynote no Chris Wolf (CTO da VMware).

Para aqueles que não conseguiram ir no VMware Forum desse ano:

A mensagem da VMware foi sobre transformação e flexibilização da TI (Liquid IT) e como o Software-Defined Datacenter pode ajudar a TI moderna a se adaptar e responder mais rapidamente as necessidades do negócio.

Por coincidência  - para aqueles que acreditam que isso existe :) - eu falei sobre como a 3a plataforma tem transformado o negócio das empresas (Software-Defined Enterprises), o desafio da TI em acompanhar a velocidade com que as áreas de negócio estão mudando e a oportunidade da TI ser um agente de inovação para a empresa.

Por fim, expliquei como as empresas podem usar a Nuvem Hibrida para vencer alguns desses desafios e como o EHC (EMC Hybrid Cloud) pode ser usado para evitar que as empresas caiam em armadilhas comuns em implementações de Cloud, como essas aqui.

Essa foi a apresentação que eu usei:


Infelizmente não posso compartilhar abertamente a demonstração feita pelo Marcelo Vieira, mas quem quiser ver algumas demos muito legais, basta acessar aqui.

Openstack e a Federação

Normalmente meus posts são focados em conceitos, novas arquiteturas e desenhos de soluções. Entretanto com o crescente interesse das empresas pelo Openstack, achei importante compartilhar com vocês o que a FEDERAÇÃO tem feito nessa área (Ainda não conhece a Federação? Veja mais aqui: http://www.emcfederation.com/). Tenho certeza que as informações aqui podem ser úteis para quem está avaliando ou implementando o Openstack.

Em um resumo rápido: O Openstack tem ganhado atenção do mercado pela grande capacidade de integração (APIs flexíveis); grande variedade de distribuições (não trava a empresa com um único fornecedor de solução) e por ter um custo, em geral, menor que outras soluções de Cloud – mas cuidado: software-livre NÃO é sinônimo de software grátis e o Openstack possui custos de licença que variam de acordo com a distribuição escolhida. 

O principal ponto fraco do Openstack é a complexidade de implementação e seu elevado custo de manutenção (equipes treinadas, maior overhead administrativo). Por isso, em implementações de Openstack as empresas têm que buscar soluções para diminuir o chamado “time-to-value”, reduzindo custos e complexidade para implementar e manter uma solução de Openstack:




E como a Federação pode ajudar?!

1. Criação de PaaS utilizado uma nuvem Openstack (ou outras nuvens privadas e públicas) com o Pivotal Cloud Foundry. 

Como o Openstack é focado em IaaS, o Pivotal CF consegue agregar de forma simples e flexível, funcionalidades de PaaS a sua nuvem: http://www.pivotal.io/platform-as-a-service/pivotal-cf



2. Distribuição Openstack pela VMware (ainda em roadmap, mais informações aqui: http://www.vmware.com/products/openstack

Mas como assim a VMware tem uma distribuição de Openstack? Competindo com seu stack de Cloud (vCloud Suite/vRealize)??? 

Uma das maiores preocupações dos clientes e que tem levado ao crescimento do Openstack é o famoso “vendor lock-in”, ou seja, o cliente fica amarrado a um determinado fornecedor. Por isso, ao lançar uma distribuição própria de Openstack, a VMware garante aos clientes uma solução Openstack totalmente integrada com o restante de seu portfólio com fácil implementação e suporte, porém tornando possível uma migração para outra distribuição Openstack se o cliente quiser. 



3. Fornecimento da camada de SDC e SDN (Software-Defined Compute e Network) para implementações de Openstack, através das APIs (GRÁTIS) do VMware vCenter e NSX. 




4. Fornecimento de integração entre o CINDER e todos os storages da EMC através de APIs - GRÁTIS em https://github.com/emc-openstack. Ou ainda criação de uma infraestrutura de SDS (Software-Defined Storage) utilizando storages novos ou já existentes, da EMC ou de terceiros por meio do ViPR Controller. Quer ver na prática como uma solução de SDS pode ajudar sua implementação de Openstack? Baixe e use o ViPR em ambientes não-produtivo sem nenhum custo: http://www.emc.com/getvipr



5. O ViPR pode ainda substituir o SWIFT com a vantagem de poder usar hardware commodity ou storages especializados e prover APIs de comunicação com outros tipos de object storage, como o S3. 



6. Criação de toda a infra, de ponta-a-ponta para ambientes de Openstack, por meio de arquiteturas de referência ou arquiteturas totalmente integradas como o EHC: https://community.emc.com/docs/DOC-28790