Pensando em usar OpenStack com bare-metal? Você precisa conhecer o RackHD!


Dentre os diversos projetos que compõe o Openstack, o Ironic é o responsável pelo provisionamento e controle de hardware (servidores x86). Mas quem já teve a oportunidade de trabalhar com esse projeto, sabe que ele não é nem um pouco simples de ser utilizado e muitas vezes requer muita customização e até um pouco de (muito?) desenvolvimento para que ele consiga entregar servidores de forma automatizada.

Então se você pretende automatizar e orquestrar o gerenciamento de servidores, você deveria olhar um projeto recentemente lançado pelo EMC{code}, chamado RackHD!

O RackHD, pode ser integrado com o Openstack/Ironic (através de um módulo chamado Shovel), ou com outras soluções como Ansible ou Puppet (ou virtualmente qualquer outro orquestrador/automatizador do mercado que você esteja disposto a fazer a integração).

O principal objetivo do RackHD é aportar funcionalidade e simplicidade no gerenciamento de hardware físico da sua infraestrutura.

E vale ressaltar que o Rack HD NÃO é um produto! É código aberto que você pode baixar, usar e alterar como quiser! (e contribuir de volta para a comunidade, é claro!)

Quer entender um pouco mais? Dá uma olhada nessa demo: