Para quem já teve a oportunidade de palestrar para um grupo (não importa o tamanho), sabe do desafio. Definitivamente não é algo fácil. (Dizem que algumas pessoas têm mais medo de falar em público do que da própria morte)
Mas essa semana eu tive um desafio bem diferente – e para ser honesto, até um pouco mais assustador: fazer uma palestra de Big Data para duas turmas da 6ª série do ensino fundamental. :) Olha a galerinha aqui:
Foi um misto de apresentação (é difícil montar um powerpoint tentando imaginar como a mensagem vai aterrissar na mente de uma criança) + vídeo + jogo interativo para tentar mostrar o que é Big Data e como isso está mudando o mundo em que vivemos.
É interessante notar a diferença no comportamento das crianças com relação aos adultos: as crianças sentam nas primeiras fileiras e interagem muito, perguntando, tentando criar as analogias delas para entenderem os conceitos e compartilhando as experiências delas. Se isso fosse uma palestra para adultos provavelmente teríamos todos sentados no fundo, a maioria sem perguntar nada (mesmo que não estivesse entendendo) e provavelmente checando esporadicamente os e-mails no celular. Particularmente o modelo das crianças me parece melhor. :)
Abaixo as fotos do Joel Brawerman explicando Big Data e uma foto minha tentando organizar o jogo :)
E o resultado? As crianças adoraram (com crianças você sabe imediatamente se elas gostaram ou não) :) e foi uma experiência absolutamente incrível! As crianças passam uma energia revigorante!
Rafa, É realmente uma experiência muito gratificante poder dividir um pouco de nossa experiência com as crianças. Isso nos mostra como a tecnologia pode ser uma fonte de inspiração e união das pessoas. As crianças estão sedentas por conhecer mais e poder usufruir dessas tecnologias para criar um mundo melhor. Obrigado pelo grande apoio!
ResponderExcluirQue legal! Parabéns para você e para o Joel pela iniciativa. Excelente relato da experiência ;-)
ResponderExcluirA criança é autêntica, verdadeira , fala aquilo que pensa e sente com ela temos um feedback instantâneo. Com certeza uma experiência ímpar ...
ResponderExcluir